MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE CRISE

Atual momento econômico brasileiro também pode apresentar oportunidades de crescimento

O índice de desemprego cresceu no Brasil no primeiro trimestre de 2018, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas, reflexo do momento economicamente difícil que o país enfrenta.

Diante desse cenário de crise, o empreendedorismo pode ser visto como uma oportunidade ou um risco. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade privada presente em todo o país e que promove o desenvolvimento sustentável de empreendimentos de micro e pequeno porte, representado pelo gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP São Carlos, Elton Aquinori Yokomizo, contribui com esta edição da Fic Frio.

O País atravessa um momento difícil, com crescimento baixo ou até retração, desemprego elevado e pouca perspectiva de novos investimentos, um quadro agravado ainda pelas incertezas políticas. Diante desse cenário, e admitindo que o Sebrae é uma instituição de apoio ao empreendedorismo, como empreender em tempos de crise? Quais cuidados devem ser tomados?

A economia brasileira vem apresentando uma recuperação lenta e gradual ao longo do ano de 2018, puxada por uma modesta melhora no consumo – promovida por pequenos aumentos na renda. Isso favorece os segmentos que atendem o consumidor final e que dependem da renda para vender mais. A última pesquisa Indicadores do Sebrae-SP mostrou que o faturamento das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo aumentou. Isso representa oportunidades para os pequenos negócios.

Porém, também há precauções a serem tomadas. Empreender é uma atividade que envolve riscos e é preciso correr riscos calculados. É importante se manter informado sobre as mudanças na economia e no mercado-alvo. A conjuntura é muito relevante para os negócios.

Outro ponto relevante é a ação do empreendedor. Os pequenos negócios atuam num ambiente altamente concorrencial e a taxa de mortalidade de empresas no Brasil é de 23,4% até o segundo ano de atividade. Nesse ambiente, o empreendedor deve se planejar, entender como funciona o mercado em que vai atuar, o que o consumidor deseja e como os fornecedores atuam.

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.