MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

GARANTIA

Práticas inadequadas afetam sistemas de refrigeração e são principal causa do retorno de equipamentos

 

Os compressores e unidades condensadoras Tecumseh são produzidos com altíssimos padrões de qualidade, o que significa que são projetados para operar durante décadas. Ainda assim, a empresa oferece serviços de suporte técnico que abrangem as necessidades de seus consumidores.

O serviço de garantia oferecido engloba a disponibilização de oficinas credenciadas para assistência técnica, presentes em 14 estados brasileiros. Apesar de todo esse respaldo, a Tecumseh calcula que de 25% a 40% dos compressores retornados para o processo de garantia legal não
apresentam nenhum defeito. A maior parte dos diagnósticos, averiguados pela equipe de Análise e Estatística da Qualidade, está relacionado com deficiência na alimentação ou com a ocorrência de umidade.

Como a atuação do técnico e do instalador refrigerista demanda tempo para a conclusão do serviço, muitos profissionais costumam adotar práticas não adequadas para poupar tempo. Pretendendo evitar que decisões equivocadas reduzam a vida útil de compressores, unidades condensadoras e demais componentes do sistema de refrigeração, a Tecumseh apresenta os casos mais comuns reportados e os principais cuidados que devem ser tomados.

Válvula de sucção quebrada: durante a operação do compressor, o fluido refrigerante que percorre o sistema deve retornar à sucção em seu estado de vapor. Se ele retornar em estado líquido, que não é compressível, causará o problema popularmente conhecido por golpe de líquido, deformando válvulas e biela do compressor, comprometendo o funcionamento do sistema.

Para evitar que esta situação ocorra, a verificação das medições de pressão de evaporação e da temperatura de retorno de gás devem ser realizadas. Partindo desses dados, o instalador estará apto a calcular o valor de superaquecimento total e verificar a necessidade de correções e ajustes no sistema.

Mufla de sucção derretida: o superaquecimento pode afetar a mufla de sucção dos compressores se o fluido refrigerante estiver aquecendo acima do recomendado e retornando ao compressor com temperatura superior ao projetado. Em aplicações LBP (baixa, congelados), é esperado que a sucção receba o fluido em seu estado de vapor em temperatura bastante baixa.

Se a sucção (ou retorno) do compressor estiver apresentando temperaturas estranhamente altas, é necessário verificar o superaquecimento e tomar as ações necessárias para evitar a perda do produto.

Isolação derretida: o excesso de fluido refrigerante no sistema pode causar o travamento do compressor na partida, provocando correntes altíssimas – que superam a de LRA indicada na etiqueta – e temperaturas muito elevadas.

É importante verificar com o fabricante do equipamento se a carga de fluido é original e também instalar relés falta de fase que irão proteger a alimentação do compressor, evitando danos causados pela rede elétrica.

Curto-circuito na bobina de partida: o curto-circuito na bobina de partida do compressor, provocado pelo derretimento da isolação devido ao aquecimento excessivo da bobina, causa a queima e inutilização do compressor. Isso ocorre, geralmente, em produtos que utilizam relés PTC com a ligação invertida nos terminais, o que faz a bobina ficar acionada por mais tempo que o necessário.

Para evitar esse problema, é fundamental que os componentes elétricos não sejam substituídos sem consulta ao fabricante e não sejam instalados de forma diferente do esquema elétrico do compressor.

Compressor oxidado: para evitar a umidade no compressor, e consequente oxidação, alguns cuidados devem ser tomados: a preparação do compressor após as etapas de limpeza e de instalação do novo filtro secador, retirando os plugues dos tubos somente no momento de instalação do compressor; não realizar testes de bancada, uma vez que estes não simulam o real funcionamento do produto e acarretam em absorção de umidade e poeira; e redobrar a atenção aos compressores que utilizam óleo poliolester (POE), que tem a característica de absorver e reter mais umidade que os demais lubrificantes.

 

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