MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

NR 36 traz melhorias para as condições de trabalho em câmaras frigoríficas

Dando continuidade à série Precauções de segurança, esta edição da Fic Frio aborda a Norma Regulamentadora (NR) 36 de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, que compreende câmaras frigoríficas, para as quais a Tecumseh fornece compressores.

Pensando nos profissionais que atuam em ambientes frios, foi criada, em 2013, a Norma Regulamentadora 36, mais conhecida como NR dos Frigoríficos, a fim de evitar a ocorrência de acidentes na área.

A pecuária e a exportação de carne estão entre as principais atividades da economia brasileira. Devido ao trabalho realizado, a indústria frigorífica precisa de atenção em relação à segurança e saúde no trabalho para evitar os casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e por Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), síndromes que afetam músculos, nervos e tendões e sobrecarregam o sistema musculoesquelético, que são recorrentes no setor.

“A norma busca reduzir e prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a partir da adequação dos postos de trabalho”, explica o engenheiro de Segurança da Tecumseh João Pitta. Soluções de engenharia, processo, layout, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, rodízios de atividades, gerenciamento de riscos e outras medidas são estabelecidas nas normas. Para os trabalhadores que desenvolvem atividades diretas no processo produtivo, a adoção de pausas na jornada de trabalho é obrigatória, especialmente por conta da baixa temperatura (abaixo de 15°C). Além disso, as câmaras frigoríficas devem possuir sistemas de segurança, como dispositivos para abertura de portas pelo interior, alarmes ou outros sistemas de comunicação que possam ser acionados pelo interior da câmara em caso de emergência.

O também engenheiro de Segurança da Tecumseh Ivan Cattani reforça que é de responsabilidade dos consumidores dos produtos finais da Tecumseh, ou seja, das empresas que possuem ambientes considerados frios, assegurar a divulgação e o cumprimento dessa norma. “Todos os trabalhadores devem receber as informações sobre os riscos relacionados ao ambiente de trabalho em que estão inseridos, efeitos adversos para a saúde e medidas de prevenção aplicáveis”, esclarece.
 

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.