MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

COMPRESSOR VR² CHEGA AO MERCADO EM 2019

Através da mecânica de precisão e tecnologia de software, novo produto, mais silencioso, potente e econômico, pretende alavancar o uso de condicionadores de ar tipo split inverter

 

Os condicionadores de ar inverter, de velocidade variável, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado por serem econômicos, refrigerarem o ambiente de forma constante e serem silenciosos. Para esse tipo de aparelho, a Tecumseh desenvolveu compressores específicos, a família VR, que em 2019 contará com um novo produto, o VR2. Enquanto em compressores convencionais a velocidade é fixa, nos compressores inverter a velocidade é variável e com baixa oscilação de temperatura, o que confere aos usuários uma melhor sensação térmica. O motor elétrico que equipa os compressores VR2 BLDC tem como característica uma maior eficiência energética quando comparado aos convencionais, de velocidade fixa. Os dois primeiros compressores da família VR foram desenvolvidos para atender as necessidades do mercado brasileiro, que utiliza muitos aparelhos condicionadores de ar com capacidade frigorífica de 9.000 Btu/h e 12.000 Btu/h, podendo chegar a capacidades superiores e com fluido refrigerante R410A. Com atuação em equipamentos que variam de 4.000 Btu/h a 14.000 Btu/h, utilizam motor elétrico BLDC (Brushless DC) de corrente contínua sem escovas, com ímãs permanentes internos no rotor que conferem maior eficiência energética e maior robustez mecânica ao rotor. Investimentos constantes em P&D têm sido aplicados pela Tecumseh para a criação de produtos mais competitivos, silenciosos e eficientes.

 

“O MERCADO PRESENTE E FUTURO DE CONDICIONADORES DE AR SINALIZA FORTEMENTE NESTA DIREÇÃO, E A TECUMSEH, ATENTA ÀS DEMANDAS POR MENOR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA, TRAZ A NOVA TECNOLOGIA INVERTER EM COMPRESSORES ROTATIVOS DESENVOLVIDA NO BRASIL”
HOMERO BUSNELLO, DIRETOR DE MARKETING DA TECUMSEH

VR²


Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019, o principal diferencial do compressor VR2 é o software que foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Tecumseh Brasil, que permite o controle eletrônico de operação do compressor. Esse algoritmo proporciona um aumento substancial da eficiência energética do produto ao utilizar técnicas avançadas de motores elétricos. Além disso, melhorias em alguns componentes mecânicos do sistema de compressão do fluido refrigerante e no motor elétrico foram realizadas, as quais contribuíram para a redução do consumo energético, que será ainda maior que a dos aparelhos inverter já existentes. “O software traz um benefício que impactará diretamente o consumidor final, que verá a economia na sua conta de energia”, explica o engenheiro Mário Botega. Para o aprimoramento da tecnologia inverter e adaptação para os produtos Tecumseh, a empresa realizou intensos e complexos ensaios internos e externos em laboratórios credenciados pelo Inmetro. Para o diretor de Engenharia Ênio Freitas, um dos principais desafios encontrados foi conciliar o tempo de pesquisa com a previsão de entrega do produto. “Esse tipo de projeto costuma durar 24 meses ou mais, mas nesse caso conseguimos concluir em apenas 12 meses, o que demonstra um alto alcance tecnológico para a empresa”, relata. Devido à ausência de referências no Ocidente sobre esse tipo de tecnologia, a Tecumseh do Brasil depositou um pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, estão em vigor novos limites para o consumo de energia elétrica estabelecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem. Os novos compressores rotativos inverter Tecumseh superam os limites mínimos estabelecidos na classificação A do Selo Procel do Inmetro e a empresa está em negociação com os clientes para início dos testes. “Nesse contexto, a preocupação com sustentabilidade e com questões ambientais se mantém presente na agenda da empresa”, destaca Busnello.

 

 “DEVEMOS CONTRIBUIR PARA QUE OS RECURSOS NATURAIS SEJAM MELHORES UTILIZADOS. VIVEMOS TODOS NO MESMO PLANETA, E NÃO HÁ UM PLANETA B, A ENERGIA ELÉTRICA MAIS BARATA É A QUE JÁ FOI GERADA”
HOMERO BUSNELLO, DIRETOR DE MARKETING DA TECUMSEH

 

 

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.