MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

LOCAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Recomendações protegem os equipamentos de refrigeração e asseguram seu desempenho

Para que um equipamento de refrigeração apresente bom funcionamento, algumas precauções devem ser tomadas. Além de medidas de segurança, do trabalho ser realizado por profissional treinado e qualificado, o local de instalação influencia diretamente o desempenho do sistema.

Ao comprar um equipamento, o armazenamento deste precisa ser adequado. Um local seco, limpo, bem ventilado e protegido de intempéries evitará danos ao produto e o protegerá, assim como o cumprimento das recomendações de transporte e empilhamento descritas na embalagem.

Para o momento da instalação, um planejamento prévio precisa ser realizado, com a verificação do local em que o sistema ficará.  O primeiro ponto importante é a estrutura que dará apoio ao equipamento de refrigeração. Ela deve ser uma superfície nivelada e robusta o suficiente para suportar o peso e a vibração do produto, além de ser ligeiramente elevada para evitar a entrada de água e sujeira no sistema.

A atenção à escolha do local e dos componentes de fixação precisa ser redobrada se o equipamento for fixado na parede, que não pode apresentar danos estruturais e os suportes devem possuir dimensão correta e fabricação em material adequado ao peso e tamanho do equipamento. A forma de fixação da máquina no suporte e do suporte na parede não deve envolver amarrações, fitas e materiais semelhantes, o ideal é que sejam utilizados chumbadores e/ou parafusos passantes. Também é necessário respeitar o mapa hidráulico e elétrico do ambiente. Caso a instalação passe por locais onde haja encanamento e/ou cabos elétricos, o recomendado é sempre procurar outro espaço, e não modificar a estrutura do ambiente. Mais informações podem ser encontradas nas normas ABNT NBR 16655-1:2018, NBR 16401-1:2008, NBR 16069:2018.

É indicado que o equipamento seja instalado em área com proteção contra intempéries, para a preservação e durabilidade do sistema. Caso isso não seja possível, as unidades condensadoras carenadas devem ser utilizadas, pois proporcionam maior resistência ao desgaste provocado pelo tempo, apresentando proteção contra chuva, sol e vento.

Para que o rendimento do equipamento não seja comprometido, a instalação de unidades condensadoras em local que dificulte a circulação de ar ou onde haja fontes de calor deve ser evitada. Se duas ou mais unidades condensadoras forem instaladas lado a lado, a distância (c) – indicada na figura 1 – deve ser mantida, conforme instrução do esquema abaixo.

Quando o sistema for equipado com condensadores microcanais, um cuidado necessário é verificar se a máquina possui proteção para ambientes litorâneos, devido à presença de maresia, e também para ambientes com presença de poluentes químicos. Se o condensador não tiver proteção adicional, a sugestão é que condensadores tubo-aleta sejam utilizados.


Para evitar acidentes, a recomendação é que o sistema seja instalado em local afastado e fora do alcance de pessoas não autorizadas devido à possibilidade de risco elétrico e térmico, uma vez que os componentes da unidade condensadora atingem temperaturas elevadas.
Além disso, o local precisa ser capaz de isolar parte do ruído emitido, proporcionando conforto sonoro aos usuários.

Quando o equipamento estiver instalado em ambiente interno ou diretamente no gabinete (não remoto), as medidas para reduzir ruído são ainda mais recomendadas. No Brasil, existem várias normas e diretrizes que orientam quanto ao ruído emitido por diversos tipos de equipamentos e em diferentes locais, como em hospitais, área industrial e área residencial.

 

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.