MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

TCW OPTIMIZED - TCWopt: COM CAPACIDADE ESTENDIDA E MAIS EFICIENTE

Ao que tudo indica, as mudanças climáticas vieram para ficar. Como consequência estão as grandes perdas em diferentes áreas, sendo as mais críticas: a natureza, desde sua biodiversidade passando pela fauna e flora; e a perda de vidas humanas. Infelizmente, temos presenciado o que isso significa, pois desde 2020 há uma luta travada em escala global para a contenção da pandemia sanitária provocada pelo Novo Corona vírus. Um dos efeitos deste flagelo é que em tempo recorde vacinas surgiram em diversas regiões do mundo e começam a chegar aos braços da humanidade. Daí, que trabalharmos para mitigar as consequências das mudanças climáticas deve ser um objetivo comum. Por outro lado, a preservação de alimentos, de medicamentos, de vacinas entre outros bens necessários à vida consomem energia elétrica, que por sua vez, pode ser gerada de várias formas. Uma das fontes de geração mais antigas e que ainda está em uso são as usinas termelétricas movidas a carvão. De longe, a mais poluente, uma vez que tal fonte geradora é causadora de impactos no efeito estufa e do aquecimento global. Tanto que, recentemente, a Alemanha aprovou uma lei que prevê eliminar seu uso até o ano de 2038. Mas, além das termelétricas movidas a carvão, há outras fontes poluidoras, como sabemos. Por isso, a consciência e senso de preservação coletiva deveria ser posto em prática sob diversas maneiras. Uma delas diz respeito à utilização de produtos que consomem menos energia elétrica, já que desta forma demandamos menos recursos na sua geração. 

Refrigeração – O setor de Refrigeração é um excelente exemplo de como praticar a eficiência energética, um dos braços da sustentabilidade. E há muito a Tecumseh já contempla em suas tecnologias o desempenho energético. Um exemplo são os compressores herméticos, que mais eficientes e competitivos sempre foram objeto de estudo em Pesquisa e Desenvolvimento - P&D -, e os modelos oferecidos pela Tecumseh não fogem à regra. Ao contrário: promovem eficácia comprovada. Por isso, dentro deste cenário, anunciamos aqui o membro mais novo da família de compressores TC: os compressores TC Optimized – TC OPT. Seu nome já indica ao que veio, trata-se de um produto otimizado. Mas, se o TC já garante um aperfeiçoamento em sua performance, não seria o suficiente? A resposta é não. Como já explicado acima, os desafios para a redução do consumo energético são grandes e eles exercem pressão direta sobre as tecnologias de compressores existentes, sendo assim, havia a necessidade de ser pensar em uma solução mais eficiente, flexível e competitiva. As aplicações comerciais leves nas quais o TC – OPT entrega seu melhor desempenho são: refrigeradores para bebidas, freezers verticais, freezer expositores de sorvetes entre outras. O compressor TC Optimized – TC OPT - foi desenhado para aplicações em baixas e médias temperaturas de evaporação, por essa razão é uma solução nativa em L/MBP. O fluido refrigerante utilizado e que se obtém o melhor desempenho e com nível de GWP igual a 3 é o propano (R-290), somente para efeitos comparativos, o R-134a –ainda muito usado, tem GWP igual a 1300. Portanto, não há dúvidas de que o propano é uma necessidade e uma realidade já em diversas regiões do mundo. Segundo o vice-presidente Global de Vendas e Engenharia, da Tecumseh, Ernani Nunes, “a Tecumseh está constantemente investindo recursos no desenvolvimento de novos produtos focados em fluidos refrigerantes naturais. Nossas duas principais linhas de frente são compressores utilizando o propano (R-290) e refrigerantes A2L”, diz. E acrescenta: “no caso do propano, estamos iniciando a produção, bem como as vendas dos compressores TC-OPT, uma evolução no portfólio dos já consagrados compressores TC. Esta nova linha de produtos está focada na extensão da faixa de capacidade da família TC, em sua flexibilidade para utilização em diversas aplicações, além do melhor custo-benefício para nossos clientes”, assegura.

Complementam as vantagens do compressor TC – OPT a capacidade frigorífica estendida; o mesmo modelo de compressor pode ser utilizado em ventilação forçada ou natural - sem a necessidade de se mudar os componentes elétricos -, e complementado por um motor elétrico, que traz uma melhor relação custo - benefício para o cliente. No tangente às capacidades frigoríficas, estas chegam a 1700 Btu/h (500 W), permitindo que um pequeno compressor em tamanho físico possa atingir capacidades superiores. O TC - OPT substitui seu antecessor TC com as vantagens já destacadas, bem como substitui boa parte do intervalo frigorífico atendido pelos compressores AE². Dessa forma, o vice-presidente Global de Desenvolvimento de Produto, Régis Marques, informa que “para trazer o TC – OPT à vida projetamos um novo motor elétrico com uso de softwares de otimização, os quais permitiram o uso dos mesmos componentes elétricos tanto para  a ventilação natural quanto para a forçada”, finaliza.

Entenda: Diferença entre Efeito Estufa e Aquecimento Global

É muito comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são processos iguais. Porém, estão relacionados. Mas qual é a diferença entre os dois fenômenos? Bem, o efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolvem o planeta. Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve o nosso planeta e a mantém em temperatura adequada para a vida. No entanto, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentou a concentração desses gases na atmosfera. Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor. É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.

Para melhor entendimento apresentamos, a seguir, uma relação dos modelos, tensões e capacidades do TC – OPT. Acompanhe:

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.