MATÉRIAS DA FIC FRIO

 

 

LINHA FLEXY, SUSTENTÁVEL E EFICIENTE

                                                                                        

                                     Agilidade e tecnologia da Série Flexy garante desempenho e economia em sistemas comerciais

Fato: os equipamentos de refrigeração e condicionadores de ar representam cerca de 60% do total de energia elétrica consumida em uma loja ou supermercado. Como se observa não é pouco! Agora imagine que associados a esta despesa fixa, ainda incidem sobre as contas mensais, os custos de manutenção, fluidos refrigerantes e, dependendo da situação, até o risco da perda de alimentos, neste caso, produtos refrigerados descartados ocasionados pela falha do equipamento, como o vazamento do refrigerante?

Esta é uma questão fundamental, pois o vazamento do fluido refrigerante em sistemas comerciais e condicionadores de ar são críticos e devem ser resolvidos por profissionais qualificados. Quem já não presenciou um freezer ou refrigerador comercial acompanhado por um recipiente com fluido refrigerante ao lado? Saiba que os vazamentos de fluido refrigerante não fazem parte de um sistema. Se há vazamentos os mesmos precisam ser detectados o mais rápido e, imediatamente, eliminados através de uma correta e segura manutenção corretiva. Boas Práticas no Manuseio de Fluidos, já ouviu falar?  Como consequência ao vazamento do fluido refrigerante em um sistema, há alguns desdobramentos que requerem atenção. Vejamos: aumento do consumo de energia elétrica; dificuldade em manter a temperatura desejada, ou até mesmo a impossibilidade de se manter a mesma; menor desempenho; ainda, o escape do fluido refrigerante na atmosfera tem impacto ambiental, pois se o sistema opera com fluidos que agridem a Camada de Ozônio, como, por exemplo, o R-22, ou, por sua vez, provocam o aquecimento global - Efeito Estufa -, como o R-410A ou R-404A, é certo que tal evento é causador de impactos ao meio ambiente. Isso traz consequências não somente ao meio ambiente, o que já é gravíssimo, mas também a resultante perda de credibilidade de sua marca, pois, atualmente, os consumidores estão bem melhor informados sobre questões ambientais e a qualidade dos produtos que adquirem, podendo simplesmente reconsiderar não comprar mais em sua loja numa próxima oportunidade. Os custos diretos e visíveis podem facilmente ser mensurados, sem dúvida, mas a fidelidade à sua loja ou supermercado, uma vez perdida, dificilmente será recuperada.

Como evitar que isso aconteça? É simples. Comece pela escolha dos fabricantes que ofertam os melhores equipamentos de refrigeração; depois tenha uma correta especificação da carga térmica a ser refrigerada e/ou congelada contribui muito para o bom desempenho da instalação. Também dê preferência aos equipamentos que consomem menor energia elétrica e que já oferecem soluções com os fluidos refrigerantes que não geram impacto à camada de ozônio - ODP zero -, ou muito próximo a isso, e tampouco contribuam para o efeito estufa; ainda é desejável que a escolha de fluidos refrigerantes naturais como o propano (R-290) ou ainda os HFO’s (Hidrofluorolefinas): R-513A que substituem os R-134a em médias e altas temperaturas de evaporação; já para aplicação em baixas temperaturas, os substitutos para o R-404A, são o R-452A ou R-448A - R-449A.                                                  No que diz respeito à fabricação, é aí que a Tecumseh entra, pois disponibiliza ao mercado Linha completa de compressores que podem ser usados com fluidos naturais, como o propano (R-290) e, também, com os refrigerantes sustentáveis, como o HFO*, conhecido como A2L, que apresentam como característica leve inflamabilidade. Uma dessas Linhas é a ágil série FLEXY, que destacamos abaixo seus principais modelos. Observe que um mesmo compressor pode utilizar diferentes fluidos refrigerantes, o quê significa maior flexibilidade na escolha do fluido sem a necessidade de adquirir um outro compressor. Mas lembre-se de que os compressores FLEXY Tecumseh tem uma identificação exclusiva, por exemplo o modelo de compressor C/TAJ9510X (o último dígito com a letra X indica que este compressor é FLEXY). O mesmo substitui os seguintes compressores: C/TAJ9510Z (em R-404A) e C/TAJ4461Y (em R-134a). Calma! Você não leu errado! O compressor FLEXY pode ser usado tanto em aplicações com R-404A quanto com o R-134a.  Veja mais informações na tabela a seguir:

 

                                                                         

 

O ACERVO COMPLETO DA FIC FRIO EM UM SÓ LUGAR

Você acompanha todas as matérias da Fic Frio? Aproveite gratuitamente todo o acervo de textos produzidos pela revista desde 2010.

São mais de 20 edições e também números especiais.

Pesquisar matérias:


No final desta página, você pode pesquisar as diversas matérias das revistas pelo ano ou por edição. Confira logo abaixo.